Contatos:

Email: cabraleo@gmail.com



terça-feira, 5 de julho de 2011

Vinho da Semana: Vinho Verde Branco - DOC 2009 - Portugal




Degustado em:
03/07/2011 (ultima prova).

Local:
Em casa, Recife/PE.

Evento: 
Almoço.

Nota ao degustar:
8,0 (oito).

Prato que acompanhou o vinho:
Massa com Frutos do Mar.

Minhas avaliações:
Refrescante e completo. Lembrou-me a primeira impressão, um espumante por exalar borbulhas da gaseificação natural das vinhas verdes. Com um perfume controlado e leve, com um tom amarelado claro, foi servido bem gelado e uma excelente pedida para um dia quente.


Leonardo Cabral. Recife, 03 de Julho de 2011.





História do Produtor:

A Aveleda é uma empresa familiar que há mais de 3 séculos se dedica à cultura do vinho. Situada na região dos vinhos verdes, seu nome refere-se às uvas Aveleda, que provêm do local. Líder no mercado de vinhos verdes e uma das 3 maiores empresas vitivinícolas do país, também produz a famosa aguardente Adega Velha e um vinho do Douro chamado Charamba. O progresso dos vinhos de Portugal nos últimos anos foi impressionante. A modernização tecnológica, aliada às maravilhosas uvas da terra, conduziu o país de volta ao mercado mundial. País que oferece rótulos atraentes por sua relação qualidade-preço, foi o primeiro a ter regiões demarcadas. Douro, Bairrada e Minho (Vinhos Verdes) são algumas de suas regiões produtoras. Também no Douro tem origem o tradicional Vinho do Porto.


 

Descrição e Ficha Técnica:


Marca/Produtor: Quinta da Aveleda

Produto: Vinho Verde Branco

Região: Dos Vinhos Verdes/Portugal

Castas das uvas: Trajadura, Loureiro, Pedernã e Azal

Boas safras: 2009/2010

Processo de Vinificação: Produtos selecionados na Região dos Vinhos Verdes, são trazidos para o centro de vinificação da Quinta da Aveleda com as melhores uvas das principais castas da Região. As uvas são cuidadosamente vinificadas pelo método de prensagem a baixa pressão, ao qual se segue a fermentação alcoólica a temperaturas controladas entre os 18 e 20ºC. Quando do seu engarrafamento, o vinho é previamente filtrado e estabilizado pela ação do frio.

Notas de cor: Apresenta uma cor citrina, tom amarelo palha e um toque esverdeado. Um aspecto límpido e ligeiramente efervescente.

Notas de degustação: É um vinho suave e fresco, com aroma delicado, levemente frutado, jovem e equilibrado, com toqes florais e com boa acidez.

Harmonização: Ideal para ser aperitivo ou acompanhamento da refeição, sobretudo se for de peixe, marisco, caça, saladas ou cozinha oriental. Pela sua frescura é particularmente agradável em ambiente jovem e descontraído.

Temperatura ótima para servir: 8 à 10ºC.

Graduação Alcoólica: 10% vol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário