Contatos:

Email: cabraleo@gmail.com



segunda-feira, 4 de julho de 2011

Informação: Cuidado com os Artropodes - Escorpião.



Chegou a sua HORA!!!

PUBLIQUE AQUI!!!




Dando continuidade ao recente espaço criado para os amigos, "Espaço Aberto", para publicações e divulgações: opinião, protesto, idéias, pensamentos, material técnico, dicas, receitas, temas diversos ou indicações.



Esta postagem tem o tema:

"Prevenção de Acidentes com os pequenos animais: Os Artropodes".

Postagem indicada por:

Prof.ª Dr.ª Irene Maria Ramos Marques,  Engenheira Agronoma - UFPE, Recife/Pernambuco, Indicou esta matéria em: 02/07/2011.




Escorpião



Fig.1 Tityus stigmurus
(escorpião amarelo, Predominante em Pernambuco)



Antes que a primavera chegue e traga de volta os escorpiões e respectivos acidentes, uma campanha de esclarecimento se faz indispensável.


Vale salientar no entanto, que os escorpiões não surgiram na terra para nos prejudicar, muito pelo contrario,  procedentes de cerca de quinhentos milhões de anos de luta por sobrevivência, que lhes dotou de garras e venenos, ao inves de vilões, são verdadeiros mini heróis. São animais que sempre viveram nos ecossistemas naturais do nosso planeta, de forma harmoniosa com os outros animais e vegetais, desempenhando como predador, o importante papel na regulação de populações dos próprios artrópodes, bem como de outros animais e servindo de alimento para aves, repteis anfíbios e outros. Suas armas portanto foram desenvolvidas para sua defesa e apreensão de seu alimento. O fato desses animais chegarem a afetar a saúde humana, decorreu da forma como o homem interferiu na natureza para se desenvolver, desmatando indiscriminadamente e assim destruindo os habitats dos animais que, desalojados buscam abrigo inclusive nas construções urbanas e rurais. A luta química contra os escorpiões, por décadas não conseguiu sequer minimizar os acidentes. Assim sendo somente nos resta lutar pela conservação do que restou de nossos ecossistemas e seguirmos as estratégias para prevenção e/ou cura para casos de acidentes .


A prevenção de acidentes com escorpião, inicia-se com  a obrigação de se manter a cidade saneada, livre de áreas baldias que acumulem material favorável ao abrigo desses animais, a coleta regular do lixo, evitando a criação de baratas, principal alimento de escorpiões nas áreas urbanas. Individualmente, as pessoas que se encontram expostas à presença de escorpiões,( principal problema com artrópodes em Pernambuco), devem manter as casas igualmente livres do acumulo de material que sirvam de esconderijo do animal e mais, adquirirem o habito de vistoriar roupas sapatos, mochilas, bonés e demais objetos de uso pessoal, que poderão tê-los abrigado.  Em caso de alta incidência, buscar algum revestimento externo que impeça  o animal de alcançar os acessos à casa, como a vedação de frestas de portas, e/ou a colocação de superfície lisa nas paredes ao redor da casa para impedir esse acesso. Já em caso de picada, tem-se que conduzir a vítima de imediato ao CEATOX ( Centro de atendimento a acidentes Toxicológicos) no Hospital da Restauração, se possível de posse do animal morto, para observação e/ou aplicação de soro.


Vale salientar que para matar o escorpião (fig.1) deve ser  utilizado objeto longo tipo cabo de vassoura, evitando danificar totalmente o animal.


Fotos:










Gostou?

Envie um email com a sua indicação!




Fontes de Pesquisa / Bibliografia:

-Manual de Diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. Brasilia: Fundação Nacional de Saúde, 1998. 131p.il.

-Ruppert,E.E & Barnes,R.D. Zoologia de Invertebrados. 6a Ed. São Paulo. Roca, 1996.

-Paulo Lotufo.  "HowStuffWorks. Acidentes por animais peçonhentos no Brasil: dados epidemiológicos".  Publicado em 09 de janeiro de 2008  (atualizado em 17 de novembro de 2008).


-Matthiesen,F.A. Os escorpiões cap.7.In:Mariconi,F.A.M. Coord. Insetos e outros invasores de residências . Piracicaba,FEALQ, 1999. 460p.

-Schvartsman,S. Plantas venenosas e animais peçonhentos. São Paulo, Sarvier, 1992,288p.

-Fonte das imagens e fotografias (Google Imagens): http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

Um comentário:

  1. Muito interessante essa matéria!!
    " Cuidado com o veneno dos escorpiões "
    Bia Cabral

    ResponderExcluir