Contatos:

Email: cabraleo@gmail.com



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Obras: Estádio em Vancouver



Vamos entrar neste magnífico e sofisticado mundo da Engenharia e da Construção, onde me insiro como profissional. Fico cada vez mais apaixonado pelo que faço quando vejo o avanço tecnológico. É impressionante como temos a capacidade de inventar novas tecnologias, novos conceitos, novas técnicas e por que não inovar as construções. Não se trata mais de uma construção comtemporânea, se trata de uma construção tecnológica!

Abaixo um exemplo do avanço da Engenharia...

Leonardo Cabral, Recife 01/07/2011


Estádio em Vancouver terá maior cobertura retrátil sustentada por cabos do mundo!

Matéria publicada em 30/junho/2011, por PINIweb (http://www.piniweb.com.br/)


Fotos:











A membrana que cobrirá o campo será desinflada e recolhida por sistema hidráulico.

A reforma do estádio BC Place, em Vancouver, no Canadá, deverá ser concluída somente em novembro deste ano, mas a grandeza da obra já chama a atenção de quem passa pelo local. De acordo com a Pavco, administradora do estádio, a arena contará com a maior cobertura retrátil sustentada por cabos do mundo. A estrutura é composta basicamente de 36 mastros de mais de 50 m de altura e cabos de 9 cm de diâmetro, além de arcos metálicos, já parcialmente instalados.

A cobertura, composta exclusivamente por membranas de PFTE (politetrafluoretileno), terá duas partes: uma móvel, sobre as arquibancadas, e a retrátil, com 6,8 mil m², que cobrirá praticamente toda a área do campo e se fechará de fora para dentro.

A parte retrátil terá camada dupla da membrana. De acordo com o engenheiro responsável pelo projeto, David Campbell, da Geiger Engineers, "não era possível conseguir a firmeza que queríamos apenas com uma membrana simples". Esta parte da cobertura será inflada. Para se fechar, o ar será retirado e o tecido  puxado por roldanas hidráulicas instaladas nos cabos de aço até a parte central do estádio, sobre um telão. Todo esse processo deve durar aproximadamente 20 minutos.

Para evitar vazamentos, um volume cilíndrico de membrana vedará a conexão entre as duas partes da cobertura. Segundo testes realizados pela equipe de engenharia, chuvas com ventos de até 100 km/h não devem passar pela cobertura, que também resistirá às tempestades de neve da região.

A fachada do estádio também sofrerá intervenções: 6 mil m² de painéis translúcidos de ETFE (etileno tetrafluoretileno) que serão ligados à estrutura metálica da cobertura e iluminados durante a noite em diferentes cores.

Toda a reforma - que consistiu no reforço da estrutura de concreto do estádio, troca da fachada envidraçada, além de melhorias no campo, nos refeitórios e vestiários e na parte mecânica da arena - custou aproximadamente US$ 563 milhões. A capacidade do estádio deve diminuir de 63 mil para 55 mil pessoas. O projeto, do escritório Stantec, está em construção pela PCL Constructors e pela Geiger Engineers, com projeto estrutural feito pela Structal.


Vídeos:





Fontes de Pesquisa e Créditos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário