Contatos:

Email: cabraleo@gmail.com



sábado, 2 de julho de 2011

Entrevista sobre: KiteSurf!

Chegou a hora de inaugurar este novo espaço no Blog: Entrevistas!






E a primeira entrevista foi com o amigo Márcio Barbalho.






A entrevista foi sobre um esporte contemporâneo e que retrata um pouco das qualidades e da essência do entrevistado: KITESURF!


 



Veja a entrevista na integra!


Informações sobre o entrevistado

Nome: Márcio Barbalho “Tartaruga”.

Idade: 35 anos.

Esportes preferidos: Futebol, Bodyboard e Kitesurf.

Profissão: Administrador de empresas.

Natural: Recife/PE.

Time de coração: Sport Clube do Recife.

Características: Puro Geminiano - curioso, comunicativo, irriquieto, brincalhão e outras características que a minha modéstia me impede de citar! (palavras do entrevistado). 
http://www.fazfacil.com.br/astrologia/signo_gemeos.html.

O que mais gosta de fazer: Viajar, namorar, música, carnaval, praia, conhecer novas pessoas e novas culturas e atualmente estou bem empolgado com o meu mais novo hobby, o Kitesurf. 


O que é o KITESURF? Explica para a gente...

Kite em inglês = pipa, ou seja, surf com pipa! É uma mistura de windsurf com esqui, wakeboard, surf e vôo livre. O atleta desliza sobre a água em uma pranchinha ou um wakeboard, puxado pelo kite. É um esporte que não agride a natureza, pois é a interação do atleta com o vento e a superfície da água.

Quando foi que surgiu o Kitesurf no Brasil e no mundo?

O Kitesurf é um esporte novíssimo e que vem sendo praticado por muitos velejadores de windsurf e atualmente ganhando novos adeptos de outros esportes aquáticos como surf, bodyboard e wakeboard. Existem registros de adeptos no Brasil desde 1998. No mundo é um esporte que vem ganhando terreno, já existem algumas revistas especializadas no mundo como a Kiteboarding.

As primeiras tentativas de usar o kite como vela foram no final da década de 70. De lá para cá os equipamentos foram evoluindo e o Kitesurf virou uma febre.


Quais são os equipamentos necessários? O que compõe o kit básico do kitesurf?

Um equipamento de Kite é composto basicamente de três partes: a pipa, o trapézio e a prancha. A pipa é construída do mesmo material dos para-quedas e possui o mesmo princípio de algumas pipas na qual podemos controlar sua trajetória. A prancha pode ser uma de surf com alças, um wakeboard ou a uma mistura das duas.


Quais são os pontos positivos e negativos? 

Os pontos positivos dos Kites são: tamanho, comodidade no transporte e pouco vento para executar manobras.

Os pontos negativos: perigo das linhas do Kite, já ocorreram alguns acidentes graves e também poucos fornecedores de equipamentos.
 


Qual o seu esporte preferido além do kite surf e porque? Ou o kite é o único? 


O meu esporte preferido é o Bodyboard, pratico desde os 14 anos de idade e recentemente descobri o kite, motivado por alguns amigos e para aproveitar o tempo livre de minhas férias, resolvi fazer o curso e me apaixonei pelo esporte.




Como foi que você conheceu este esporte e aonde? Comente um pouco a respeito...

Atualmente, por motivos profissionais, estou morando há 800Km do mar ficando, assim, impedido de praticar o bodyboard. Estou situado na belíssima cidade de Petrolina/PE que é banhada pelo Rio São Francisco e lá, me deparei com alguns praticantes do kitesurf e como já guardava certa admiração pela modalidade, resolvi unir o útil ao agradável! 

Tirei minhas férias em fevereiro de 2011 e passei-as em Recife para aproveitar todas as prévias carnavalescas e durante a semana em Porto de Galinhas para fazer o curso de kite.

O praticante de kite “tem que ir aonde o vento está” e seus adeptos se lançam nos lugares mais paradisíacos em busca do vento perfeito!

Pensando na possibilidade de conhecer novos lugares e pessoas, introduzí minha namorada no esporte e ela está fazendo o curso para iniciantes para nos lançar-mos juntos nessas trips!



Se ela não der certo com o esporte, pelo menos já sabe montar e desmontar o meu equipamento! Hehehehehehe...




Quais são as suas dicas para quem quer iniciar no Kitesurf?

O pretendente a kitesurfer tem que fazer o curso para ser iniciado no esporte, esse curso tem como prerrogativa oferecer segurança ao praticante e aos que o rodeiam.  O curso é padronizado mundialmente e os instrutores recebem um DVD com as aulas, o que garante que a mesma aula que está sendo dada na Austrália, está sendo dada no Brasil.

As condições da natureza: Mar, vento e condições metereológicas devem ser respeitadas a todo momento.

Despenda tempo, dedicação e dinheiro e no final, relaxe e curta todo o seu investimento!


Quais praias você indicaria para praticar?

Na Região Metropolitana do Recife os picos mais cultuados são o Pontal de Maracaípe que na maré baixa oferece águas rasas para dar segurança ao iniciante e Itamaracá que se destaca pela força do vento.

Se fizermos uma curta viagem ao Rio Grande do Norte, nos deparamos com a praia de São Miguel do Gostoso que nos brinda com um visual alucinante e ventos constantes e se o praticante quiser esticar um pouquinho mais, a praia do Cumbuco no Ceará é considerada um dos paraísos do kitesurf mundial. 


Existe idade para começar e para parar?

Não existem restrições de idade nem para iniciar, nem para terminar a prática, o esporte é bastante confortável e praticando-se sem radicalidade, evitando saltos e piruetas, apenas um velejo conservador, o indivíduo mantém a sua integridade física sem precisar exigir demais de seu corpo.


É um esporte de risco ou perigoso? Quais são os riscos e perigos?

Como todo esporte, o kitesurf tem seus perigos, existem alguns relatos de acidentes fatais pois, nos primórdios dessa aventura, as pipas não tinham alguns itens de segurança oferecidos pelas pipas atuais como por exemplo, o sistema de “Depower”, para tirar a força do kite em situações de risco.


Quais são as suas dicas para fazer com segurança?

A dica primordial que pode ser dada a um pretendente é: “Faça o curso”. Não tente aprender com algum amigo, as aulas seguem uma seqüência lógica que talvez aquele seu brother não tenha a paciência de seguir, pulando algumas etapas importantes!

Como comprar e escolher os equipamentos necessários? Você sabe do o custo médio para comprar um usado e um novo?

O mistério na escolha do equipamento correto gira em torno da pipa, a pipa respeita uma proporção entre o peso do praticante e a força do vento!

A maioria dos praticantes têm pipas de diferentes tamanhos para usá-las de acordo com o local do velejo, se muito vento, uma pipa menor para maior segurança, se menos vento, uma pipa maior para um maior arrasto.

O mercado disponibiliza vários modelos de vários fabricantes, a marca e o modelo  preferido vai de acordo com a adaptação com o equipo, é muito pessoal, mas temos algumas marcas que se destacam quanto a segurança e estabilidade das pipas influenciando também no valor final do equipamento.

Como o investimento inicial para montar um equipamento é elevado, a sugestão é que o iniciante converse bastante com alguns praticantes, tente entender os porquês de alguns modelos e, se possível, degustá-los.

Muito cuidado com a influência local de alguns distribuidores, pode-se notar nitidamente a predominância de algumas marcas em algumas praias devido ao poder de convencimento de alguns instrutores que, ou são comissionados, ou querem negociar equipamentos usados, tente prestar atenção nas oportunidades e não nas facilidades.

O ideal para um iniciante é adquirir um equipamento semi-novo, pois o material ainda vai sofrer um pouco com algumas quedas até você adquirir autonomia no velejo.




É preciso ter aula antes de iniciar ou pode-se iniciar sozinho mesmo? Quanto custa a aula inicial?

Sim, como falei anteriormente, o curso inicial é de suma importância para a segurança do velejo. As aulas variam entre R$ 600,00 a R$ 1.000,00 dependendo da quantidade de aulas, material oferecido pelo instrutor e até mesmo acompanhamento pós-curso!


Márcio gostaria de comentar ou acrescentar alguma coisa na entrevista? Fique a vontade...

Gostaria de deixar claro que também sou um iniciante e todas as informações acima são baseadas em experiências pessoais podendo ferir algum praticante antigo que discorde de algumas colocações!

Salve, salve os dinossauros do velejo, peço licença para adentrar humildemente nesse mundo e somar a essa família!

Abraço ao Léo Cabral que, como curioso que é, tomou a iniciativa dessa entrevista e, pelo visto, já enxergo nele um futuro velejador!

Amanhã é sábado e, se Deus permitir, estarei no Pontal de Maracaípe estreando o meu novo equipamento! Um kite semi-novo, modelo 2011 (um achado), trapézio zero e prancha bi-direcional, um modelo para iniciantes, modelo 2008!

Abraço a todos, saúde e paz! 

Algumas fotos do "Márcio Barbalho - Tartaruga" práticando o Kitesurf.







Bem... Chegou ao final desta primeira entrevista! E ai gostaram? Deixem seus comentários sobre esta postagem.

5 comentários:

  1. Gostaria de agradeçer ao amigo Márcio Tartaruga, pela simplicidade, pela vontade em colaborar e participar desta matéria.

    Obrigado.

    Leonardo Cabral

    ResponderExcluir
  2. Muuito bom, Léo! Adoreiii

    beijoo

    Cacau

    ResponderExcluir
  3. Muito boa entrevista, também sou praticando em Petrolina - PE

    Bons ventos!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo entrevista, sou praticante do Kitesurf em Petrolina...

    Bons ventos

    ResponderExcluir