Contatos:

Email: cabraleo@gmail.com



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Seriado: Magnum P.I. (1980-1988)




A 31 anos iniciava uma excelente Série de TV chamada Magnum P.I. A tardes dos domingos eram inesquecíveis e vibrantes...





Comprei as coleções e estou "vibrando" com os episódios novamente... (#indico).











Histórico:



Exibida entre 11 de dezembro de 1980 a 1 de maio de 1988, num total de 162 episódios, de aproximadamente 60 minutos cada, em 8 temporadas.


Magnum P.I. é uma série de TV norte-americana que fez muito sucesso nos anos 80. Surgiu quando a CBS decidiu que deveria desenvolver um projeto que aproveitasse os equipamentos da série Havaí 5-0, que foi um seriado de muito sucesso nos anos 60 e anos 70. O primeiro nome lembrado para ser o protagonista foi Robert Conrad, que havia estrelado James West. Com a recusa, Tom Selleck, na época mais conhecido por fazer comerciais de televisão, foi convidado e aceitou o papel. No Brasil esta serie foi distribuída pela MCA, em versão dublada pela Herbert Richers e foi exibida com grande sucesso pela Rede Globo na década de 80. Mais tarde em 2003 voltou a ser apresentada pelo canal a cabo USA.


Magnum P.I. era um seriado de contradições e talvez por isso até os dias atuais não tenha sido bem compreendido. Era uma séria de ação, mas que não abdicava de uma trama quase sempre inteligente e bem-humorada. Passava-se em um cenário paradisíaco (as praias do Havaí) e exaltava o hedonismo do protagonista (um apaixonado por belas mulheres, camisas floreadas, cerveja e vôlei). Mas não deixava de ressaltar cicatrizes (físicas e morais) que a violência havia deixado em Thomas Sullivan Magnum III, um ex-oficial da Inteligência Norte-Americana que se desligara da Marinha dos EUA para se tornar investigador particular.


O seriado era centrado principalmente no personagem principal (Magnum) e nos seus três amigos - outros dois veteranos do Vietnã: TC (Roger E. Mosley), que vira piloto de helicóptero, e Rick (Larry Manetti), gerente do Clube Kamehameha; além de um ex-oficial do Exército Britânico, Higgins (John Hillerman), responsável pela administração da mansão onde Magnum morava.


Magnum morava como convidado nesta luxuosa propriedade no Havaí, a convite de seu dono, célebre autor de romances chamado Robin Masters, em troca de seu conhecimento no controle de qualidade de segurança de sua propriedade. A propriedade era cuidada também por dois Dobermanns, altamente treinados, chamados Zeus e Apolo e era administrado pelo inglês Jonathan Quayle Higgins III, um ex-oficial do exército britânico. Robin Master era raramente vista (ou quase nunca) na série e durante as primeiras temporadas, somente sua voz foi ouvida algumas vezes e foi interpretada por Orson Welles.


Magnum vivia do jeito que ele sempre sonhara, trabalhava quando ele queria e tinha o uso quase que ilimitado de uma Ferrari 308 GTS, assim como outros carros luxuosos de Robin Masters. Em seu quarto ele mantinha uma mini-geladeira repleta de cerveja e entrava em contato com incontáveis mulheres bonitas. Geralmente eram seus clientes ou vítimas de algum caso que ele estava envolvido e desfrutava aventuras com seus dois melhores amigos, ambos ex-soldados da marinha norte-americana com quem ele servira no Vietnã.


Um deles conhecido somente por TC (Theodore Calvin), era um excelente piloto de helicóptero que operava um negócio onde ele levava turistas em vôos panorâmicos num Hughes 500D, distintamente pintado. Suas habilidades de vôo em combate eram freqüentemente solicitadas por Magnum, durante o curso de uma investigação. Nos primeiros episódios da primeira temporada TC se limitava a toma leite, refrigerante ou suco ao invés de álcool, mas somente nestas, depois deixou rolar.


Outro amigo de Magnum chamava-se Orville Wilbur Richard Wright, mas era conhecido por Rick, um playboy que era gerente de um Clube exclusivo apenas para sócios chamado de Kamehameha. Rick também mantinha contato com vários elementos do mundo do crime.


A longa trajetória da série delineia o perfil do investigador, que vai se transformando no decorrer das temporadas. Como um retrato dos EUA dos anos Nixon/Carter/Reagan, Magnum acompanha as reflexões sobre o Vietnã e o final da Guerra Fria. Conforme as temporadas iam sendo exibidas, o clamor popular exigia que a série fosse tornando-se cada vez mais sombria, deixando de lado o humor presente nas temporadas anteriores para dar lugar a um Magnum mais e mais sisudo, menos brincalhão, piadista, levando rapidamente ao ápice da trama: Magnum ser baleado e morto no fim da sétima temporada. Os produtores, sentindo que o filão ainda podia ser explorado, deram uma explicação para o "renascimento" de Magnum: Ele teria tido um sonho, causado por suas lembranças do Vietnã.


Para contrabalançar essa reviravolta, criou-se um "duelo" entre Magnum e Higgins. Magnum tinha certeza de que Higgins era, na verdade, seu misterioso mecenas, o escritor Robin Masters. Higgins, talvez divertindo-se com essa história, confirmava e logo após negava veementemente ser Masters. Fato nunca esclarecido pelos autores da série, mais de vinte anos após seu final.


Essa brincadeira foi idealizada porque o ator Orson Welles havia morrido pouco tempo antes e os produtores da série não quiseram ter gastos extras contratando outro ator para o papel de Robin Masters. No episódio final, durante os preparativos para o casamento de Rick (Larry Manetti), Magnum encontra-se com Higgins, que finalmente lhe confirma ser Robin Masters. Mais tarde, já no casamento, Higgins se diverte: "Magnum, lembra-se do que falei sobre Robin Masters? Pois é, eu menti!"


Desde o final da série, em 1988, o produtor Donald Bellisario não confirmou a identidade de Masters, deixando para os telespectadores caçar pistas nos episódios das oito temporadas e fazerem seu julgamento.


Por sua atuação na série, Selleck ganhou um Emmy em 1984 pela interpretação de seu personagem, três anos depois John Hillerman (Higgins) também ganhou um Emmy. Em 1981, os criadores da série Glen A.Larson e Donald P. Bellisario receberam o Edgar Award da Mystery Writers of America como Melhor Episódio de uma Série de Televisão. O papel de Magnum tornou Selleck tão famoso que ele foi convidado para interpretar o papel de Indiana Jones no cinema no filme Os Caçadores da Arca Perdida, mas ele não pode assumir o papel pois tinha um contrato até março de 1980 e assim Harrison Ford foi chamado em seu lugar. Mas, devido a uma greve de escritores, no começo da produção de Magnum, que acabou se atrasando até dezembro de 1980, teria permitido a Selleck interpretar Indiana Jones. Para compensar o sacrifício de Selleck, os produtores produziram um episódio de Magnum chamada "Legend of the Lost Art", uma paródia do filme.


Em janeiro de 2006 foi anunciado que um filme baseado na antiga série de televisão estava sendo planejado escrito por Rawson Marshall Thurber, que também o dirigiria, depois de vários noticiários falsos a esse respeito em 2005. Em janeiro de 2007, outra notícia dizendo que Matthew McConaughey interpretaria Magnum, Steve Zahn o Rick, Tyrese Gibson o TC e William H. Macy como Higgins e o filme seria lançado em 2009, mas até agora nada.



Elenco:





Tom Selleck como Thomas Sullivan Magnum III
John Hillerman como Jonathan Quayle Higgins III
Roger E. Mosley como Theodore "T.C." Calvin
Larry Manetti como Orville "Rick" Wright
Jeff MacKay como o tenente "Mac" McReynolds
Lance LeGault como Coronel Buck Greene
Kathleen Lloyd como Carol Baldwin
Jean Bruce Scott como tenente Maggie Poole
Gillian Dobb como Agatha Chumley
Elisha Cook como Francis "Ice Pick" Hofstedder
Kwan Li-Him como Oficial Tanaka
Orson Welles como a voz de Robin Masters



Capítulos:




Primeira Temporada

1 - Don't Eat the Snow in Hawaii (1)
2 - Don't Eat the Snow in Hawaii (2)
3 - China Doll
4 - Thank Heaven for Little Girls, and Big Ones Too
5 - No Need to Know
6 - Skin Deep
7 - Never Again, Never Again
8 - The Ugliest Dog in Hawaii
9 - Missing in Action
10 - Lest We Forget
11 - The Curse of the King Kamehameha Club
12 - Thicker than Blood
13 - All Roads Lead to Floyd
14 - Adelaide
15 - Don't Say Goodbye
16 - The Black Orchid
17 - J. "Digger" Doyle
18 - Beauty Knows No Pain

Segunda Temporada

19 - Billy Joe Bob
20 - Dead Man's Channel
21 - The Woman on the Beach
22 - From Moscow to Maui
23 - Memories are Forever (1)
24 - Memories are Forever (2)
25 - Tropical Madness
26 - Wave Goodbye
27 - Mad Buck Gibson
28 - The Taking of Dick McWilliams
29 - The Sixth Position
30 - Ghost Writer
31 - The Jororo Kill
32 - Computer Date
33 - Try to Remember
34 - Italian Ice
35 - One More Summer
36 - Texas Lightning
37 - Double Jeopardy
38 - The Last Page
39 - The Elmo Ziller Story
40 - Three Minus Two

Terceira Temporada

41 - Did You See the Sunrise? (1)
42 - Did You See the Sunrise? (2)
43 - Ki'is Don't Lie
44 - The Eighth Part of the Village
45 - Past Tense
46 - Black on White
47 - Flashback
48 - Foiled Again
49 - Mr. White Death
50 - Mixed Doubles
51 - Almost Home
52 - Heal Thyself
53 - Of Sound Mind
54 - The Arrow That is Not Aimed
55 - Basket Case
56 - Birdman of Budapest
57 - I Do?
58 - Forty Years from Sand Island
59 - Legacy from a Friend
60 - Two Birds of a Feather
61 - ...By Its Cover
62 - The Big Blow
63 - Faith and Begorrah

Quarta Temporada

64 - Home From the Sea
65 - Luther Gillis: File #521
66 - Smaller Than Life
67 - Distant Relative
68 - Limited Engagement
69 - Letter to a Duchess
70 - Squeeze Play
71 - A Sense of Debt
72 - The Look
73 - Operation: Silent Night
74 - Jororo Farewell
75 - The Case of the Red Faced Thespian
76 - No More Mr. Nice Guy
77 - Rembrandt's Girl
78 - Paradise Blues
79 - The Return of Luther Gillis
80 - Let the Punishment Fit the Crime
81 - Holmes is Where the Heart Is
82 - On Face Value
83 - Dream a Little Dream
84 - I Witness

Quinta Temporada

85 - Echoes of the Mind (1)
86 - Echoes of the Mind (2)
87 - Mac's Back
88 - The Legacy of Garwood Huddle
89 - Under World
90 - Fragments
91 - Blind Justice
92 - Murder 101
93 - Tran Quoc Jones
94 - Luther Gillis: File #001
95 - Kiss of the Sabre
96 - Little Games
97 - Professor Jonathan Higgins
98 - Compulsion
99 - All for One (1)
100 - All for One (2)
101 - The Love-For-Sale Boat
102 - Let Me Hear the Music
103 - Ms. Jones
104 - The Man from Marseilles
105 - Torah, Torah, Torah
106 - A Pretty Good Dancing Chicken

Sexta Temporada

107 - Deja Vu (1)
108 - Deja Vu (2)
109 - Old Acquaintance
110 - The Kona Winds
111 - The Hotel Dick
112 - Round and Around
113 - Going Home
114 - Paniolo
115 - The Treasure of Kalaniopu'u
116 - Blood and Honor
117 - Rapture
118 - I Never Wanted to Go to France, Anyway
119 - Summer School
120 - Mad Dogs and Englishmen
121 - All Thieves on Deck
122 - This Island Isn't Big Enough
123 - Way of the Stalking Horse
124 - Find Me a Rainbow
125 - Who is Don Luis Higgins, and Why is He Doing These Terrible Things to Me?
126 - A Little Bit of Luck, a Little Bit of Grief
127 - Photo Play

Sétima Temporada

128 - L.A. (1)
129 - L.A. (2)
130 - One Picture is Worth
131 - Straight and Narrow
132 - A.A.P.I.
133 - Death and Taxes
134 - Little Girl Who
135 - Paper War
136 - Novel Connection
137 - Kapu
138 - Missing Melody
139 - Death of the Flowers
140 - Autumn Warrior
141 - Murder by Night
142 - On the Fly
143 - Solo Flight
144 - Forty
145 - Laura
146 - Out of Sync
147 - The Aunt Who Came to Dinner
148 - The People vs. Orville Wright
149 - Limbo

Oitava Temporada

150 - Infinity and Jelly Doughnuts
151 - Pleasure Principle
152 - Innocence, a Broad
153 - Tigers Fan
154 - Forever in Time
155 - The Love That Lies
156 - A Girl Named Sue
157 - Unfinished Business
158 - The Great Hawaiian Adventure Company
159 - Legend of the Lost Art
160 - Transitions
161 - Resolutions (1)
162 - Resolutions (2)



Video Compacto (Aberturas): 








Fotos: 





























Fontes de Pesquisa e Créditos:

http://pt.wikipedia.org
http://www.tvsinopse.kinghost.net/



O que você achou desta Postagem?
Deixe a sua avaliação e o seu comentário!
A sua opinião é muito importante para a melhoria deste Blog!

Aproveite para compartilhar com os seus amigos.

3 comentários:

  1. Olá as temporada da 5 até a 8 vc sabe onde encontrar ? dublado claro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo(a), não sei te informar. Eu comprei da locadora de uma amiga, que estava se desfazendo. Comprei todas as temporadas de Magnum PI, Incrivel Hulk, Ilha da Fantasia, Supermaquina, Magaiver, Chip´s, ...

      Excluir
    2. vc tem da 6 a 8 temporadas de magnum dublada?

      Excluir