Contatos:

Email: cabraleo@gmail.com



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dica: Estudar é Investimento ?





Estudar, o melhor negócio!





Por Marcos Vono




Nem renda fixa, nem renda variável. O investimento com maior potencial de impacto na vida de jovens e adultos sem ensino superior não está no mercado financeiro, mas nas salas de aula.


A prova disso teve-se recentemente com a divulgação de dados da pesquisa internacional Education at a Glance (Panorama da Educação), produzida pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

O documento comprovou que na maioria dos paises – sejam ricos ou em desenvolvimento -, a renda dos profissionais é, em média, 50% maior para os que concluem o ensino superior. No Brasil, no entanto, esse aumento excede os 100%.

Tais informações complementam estudo da Faculdade Veris IBTA – instituição do Grupo Ibmec Educacional – que mostra a força da educação de alta qualidade como alavanca salarial e social. A pesquisa, realizada pela instituição para avaliar seu impacto na carreira e vida financeira de seus alunos, confirma que, além de implicar alta empregabilidade, a formação superior de qualidade acelera a velocidade de ganhos financeiros e de evolução pessoal e profissional.



GESTÃO E TI

O estudo da Veris IBTA analisou histórias de alunos de cursos das áreas de gestão e de tecnologia da informação, que estudaram na faculdade nos campi São Paulo, campinas e São José dos Campos. Os resultados obtidos mostram alto nível de empregabilidade dos alunos formados. Entre os profissionais de TI que estudaram nos campi de São Paulo e São José dos Campos, 87% estão empregados ou têm atividade remunerada.


A taxa de empregabilidade atinge 90% entre os ex-alunos da Veris IBTA Campinas. A pesquisa mostra também como o ensino superior de qualidade acelera a ascensão profissional e resulta em salários maiores. Entre os alunos de TI da unidade São Paulo, por exemplo, 75% disseram receber no momento da pesquisa mais do que ganhavam no intimo dos estudos.


Não é à toa que o ensino superior é cada vez mais buscado. Além de incluir o público e acelerar a mobilidade social, permite que o setor produtivo conto com profissionais mais bem preparados e aptos a exercerem funções mais complexas, levando consequentemente a um maior potencial de desenvolvimento das companhias brasileiras. Neste cenário, canário, cabe lembrar que coube às instituições de ensino superior privadas do Brasil a maior responsabilidade pela expansão da oferta de vagas nos últimos anos.


CRÉDITO

Por isso que mesmo alunos que consideram o investimento em educação superior de qualidade uma barreira de entrada, dando seu impacto inicial no orçamento, vem naus analisando a hipótese de tomar crédito para realizar o objetivo.


Comparativamente, ainda são poucos os que fazem isso frente ao volume de brasileiros que assumem financiamentos para comprar supérfluos ou bens de maior valor, como a casa e o carro. A tendência, no entanto é de alta, como mostra a experiência da Veris IBTA com seu programa Abrir Caminhos.


A sinalização é clara: o brasileiro está cada vez mais maduro e já percebe que deve e pode fazer uma faculdade e enviesar positivamente todo o seu futuro, tendo em vista o impacto do diploma na formação e no desenvolvimento de competências.









Fontes de Pesquisa e Créditos:


O Estado de S. Paulo
Marcos Vono - Diretor de Recursos Humanos e Carreira do Grupo Ibmec Educacional




O que você achou desta Postagem?
Deixe a sua avaliação e o seu comentário!
A sua opinião é muito importante para a melhoria deste Blog!

Aproveite para compartilhar com os seus amigos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário