Dando sequência ao espaço criado para as Entrevistas, hoje com o amigo Tiago Emery.
Antes de ver a entrevista, saiba mais sobre ele: Casado, tem 30 anos de idade, Pernambucano de Recife, Administrador de Empresas e também Consultor Enogastronômico. Nas horas de lazer, costuma praticar corrida, aprecia harmonizar um bom vinho a uma bela gastronomia. Mas nem tudo é perfeito, ele se considera uma pessoa perfeccionista. Torcedor fervoroso do Sport Clube do Recife e considera ter um gosto musical eclético: MPB, POP Rock Internacional, Jazz, Blues e Concertos Musicais.
Veja a entrevista na integra!
Tiago, fale do seu negócio e da sua área de atuação. O que você faz exatamente, quem são seus clientes, qual o mercado, quais os produtos ou prestação de serviço, e as suas expectativas?
Sou sócio da empresa TWS, que surgiu com o intuito de prestar consultoria na área enogastronômica. Inicialmente no mercado de Pernambuco, e em seguida ampliando suas atividades aos estados da Paraíba e Alagoas. A empresa procura constantemente garimpar as melhores opções existentes no mercado de alimentos e bebidas, sempre respeitando a relação custo x benefício.
A mecânica da empresa funciona da seguinte forma: após vislumbrar o mix, entra a 2ª etapa do processo, que vem a ser a oferta, e a consequente venda aos clientes.
Hoje nossos principais clientes são os bares, restaurantes, hotéis, delicatessens e consumidores finais.
Nossos principais produtos são azeites, vinhos, licores, pomodori pelati, arroz arbóreo, especiarias, molhos gourmets e etc. O mercado está em plena expansão, principalmente devido ao nível de informação que os consumidores já possuem e que gradativamente estão adquirindo.
Para o 1º semestre de 2011, a empresa havia projetado um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, ao findarmos o semestre, conseguimos atingir a marca de 23%. Isto deve-se a continuidade e a busca constante de produtos que venham a agregar qualitativamente nosso portfólio. Outros fatores preponderantes são o aumento do poder aquisitivo da população brasileira, além da relação de confiança que construímos com os nossos parceiros.
Pelo cenário atual, vislumbramos um final de ano muito positivo não só em nosso negócio, mas na economia como um todo no Estado de Pernambuco.
Quando começou a trabalhar nesta área? Fale do inicio da sua carreira e da empresa da qual é sócio.
A TWS está no mercado há 12 anos. No início era muito difícil, pois o consumo de Whisky era unânime não só no paladar dos consumidores, mas em 100% dos proprietários de restaurantes. Estes estabelecimentos mantinham sempre acima de suas mesas uma garrafa de scotch. Era difícil encontrar um restaurante que possuísse carta de vinhos.
Hoje tenho orgulho em dizer, que fiz parte da semente plantada lá atrás, e que moro na 2ª cidade mais gastronômica do país.
Quais as suas indicações do que você vende? Alguma preferência?
É muito difícil mencionar apenas alguns. Faz-se necessário um pequeno esclarecimento antes de responder a esta pergunta.
O crescimento no consumo de vinhos, aconteceu quando desmistificamos o absurdo de que "vinho é para poucos". Portanto, a máxima de que vinho bom tem que ser caro é completamente errônea. Existem vinhos extremamente democráticos como é o caso dos portugueses (Terras de Xisto e Convento da Serra), dos chilenos (San José de Apalta Cabernet Sauvignon e Carmenere), dos argentinos (Lagarde das linhas Clássico e Altas Cumbres).
Há vinhos cuja relação preço x qualidade anda em sintonia, como é o caso dos: portugueses Paulo Laureano Clássico e Premium, Chaminé, EA; Dos espanhóis Torres, o Sangre de Toro e o Coronas; Dos chilenos Santa Digna e Anakena e dos argentinos - Lagarde da linha Reserva.
Por fim, há também aqueles rótulos para ocasiões especiais, como os portugueses Cartuxa, Cortes de Cima, Paulo Laureano Reserva, Incógnito, Pera Manca, Mouchão; Os espanhóis da Torres, o Celeste, o Mas La Plana, e o Gran Coronas.
Ainda mencionando os vinhos para celebrações importantes, na Itália posso mencionar os vinhos produzidos pela Castelo D´Albola e porque não nos "ajoelhar" aos vinhos produzidos pela fabulosa vinícola Baron Philippe de Rothschild, que elabora no Chile o Alma Viva, e na França o Baron Nathaniel e o Mouton.
Tudo isto prova que bebida mais democrática não pode haver!
Quais são as suas dicas para quem quer iniciar nesta área ou mercado?
Acredito que o 1º passo a ser dado por qualquer profissional, é responder a duas questões básicas: Eu gosto do que irei fazer? Eu tenho aptidão para esta função?
Respondido a estas questões, se houver um planejamento estratégico eficaz e houver paciência para colher os frutos, acho que haverá sucesso em nosso mercado, visto que não há histórias vencedoras repentinas.
Tiago, parabéns! Adoramos te conhecer melhor, deseja comentar ou nos presentear com mais alguma informação? Fique a vontade, este espaço é todo seu!
Gostaria de agradecer as parcerias que firmamos nos mercados interno e externo, e principalmente aos nossos clientes e amigos que acreditam piamente no potencial de nossos produtos.
Algumas fotos do Tiago Emery em seu árduo trabalho. Viagens, degustações, realmente muito dificil...
Gostou da entrevista? Tem alguma pergunta a fazer ao entrevistado? Fique a vontade para deixar seu comentário...
Se deseja ser um entrevistado também, me mande um email com o assunto ou tema que deseja falar. Teremos o prazer em te conhecer!
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Gostaria de parabenizar o blog e, em especial, Tiago, pela entrevista. Ficou ótima! Deu vontade de tomar uma tacinha de vinho....
ResponderExcluirCandice