Contatos:

Email: cabraleo@gmail.com



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Informação: Cuidado com os Artropodes - Abelhas.

Chegou a sua HORA!!!

PUBLIQUE AQUI!!!

Dando continuidade ao recente espaço criado para os amigos, "Espaço Aberto", para publicações e divulgações: opinião, protesto, idéias, pensamentos, material técnico, dicas, receitas, temas diversos ou indicações.


Esta postagem tem o tema:
"Prevenção de Acidentes com os pequenos animais Artropodes, Abelhas".

Postagem indicada por:
Prof.ª Dr.ª Irene Maria Ramos Marques,  Engenheira Agronoma - UFPE, Recife/Pernambuco, Indicou esta matéria em: 09/07/2011.





Abelhas


Fig.1 - Abelha exótica coletando néctar e carregando pólem na perna.


As nossas espécies de abelhas nativas ou indígenas são desprovidas de ferrão. Assim, não necessitam de cuidados e como insetos sociais, vivem em comunidades organizadas com tarefas distribuídas por castas. As rainhas e os zangões são responsáveis pela reprodução. As abelhas operárias, além de seu indispensável papel ecológico, como polinizadoras, são fabricantes de cobiçados produtos orgânicos como o mel, a cera, própolis e outros.


Já a abelha de origem européia ou exótica e atualmente africanizada, ainda mais agressiva e portadora de veneno mais forte, embora economicamente importante pela produção de mel, cera, própolis e derivados, é portadora do ferrão e merece cuidado especial.


Fig.2 - Enxame de abelhas jamais deve ser mexido, pois nessa condição elas estão a procura de um novo lar.


Por exemplo, se houvesse a devida informação para a conscientização a cerca da prevenção com esses animais, um cidadão do Recife, não teria mexido com um enxame que se instalou numa árvore e não teria sido atingido com ferroadas a ponto de falecer antes de chegar ao hospital.


A informação sobre esses animais visa justamente evitar esse tipo de acidente. De modo geral algumas picadas de abelhas são acidentes passíveis de atendimento, através da retirada dos ferrões para que o veneno não continue a penetrar. Se necessário deve ser aplicado o medicamento específico, o que em Recife deverá ser feito pelo CEATOX.



Em caso de invasão de locais por enxames, se faz necessário a produção de fumaça, o que poderá ser conseguido, por exemplo, com tocha de tecido umedecido com álcool, cuja chama após apagada, produzirá fumaça afastando de imediato as abelhas.


Em casos de maior incidência de ataques por enxames, sugere-se que principalmente nas escolas e hospitais façam uso do fumigador, instrumento utilizado por produtores de mel para afastar as abelhas no momento da retirada do mel da colméia.


Para evitar problemas, são recomendados os seguintes cuidados:


- Use roupas claras, pois as escuras atraem abelhas;
- Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colméias;
- Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos;
- Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colméias;
- Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados;
- Ensine as crianças a se precaverem e não molestarem as abelhas;
- Pergunte ao seu médico sobre o que fazer caso você seja alérgico a picadas;
- Ao ficar diante de um enxame de abelhas, a pessoa deve correr em zigue-zague, pois os insetos deslocam-se juntos em linha reta;
- Se for atacado, proteja das picadas o pescoço e o rosto, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta;
- Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível ao veneno da abelha, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático.


Fotos:









Vídeo:



Fontes de Pesquisa e Créditos:

Fonte das imagens e fotografias (Google Imagens)
Fonte de vídeos e reproduções (YouTube)

O que você achou desta Postagem?
Deixe a sua avaliação e o seu comentário!
A sua opinião é muito importante para a melhoria deste Blog!

Aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário