Contatos:

Email: cabraleo@gmail.com



terça-feira, 12 de julho de 2011

Empreendedorismo: Planejamento é inteligência estratégica!





Material publicado por Cássio Morelli (cassiomorelli@gmail.com), Empreendedor / Consultor / Palestrante - 11/07/11.


Gostaria de começar esse artigo com duas citações:

1) Alguns dizem que existem cinco tipos de empresa:

1- aquelas que fazem as coisas acontecer
2 - aquelas que “acham” que fazem as coisas acontecer
3 - aquelas que observam as coisas acontecer
4 - aquelas que se surpreendem quando as coisas acontecem
5 - aquelas que não sabem o que aconteceu

2) De acordo com a Harvard Business Scholl:  “planejar aumenta em 60% a probabilidade de sucesso nos negócios

A primeira coisa que eu gostaria que você fizesse, ao ler este artigo é responder para sí mesmo (de forma honesta, afinal é só você e seus pensamentos): qual dos cinco tipos de empresa é a sua (ou ainda, que tipo de empresa você deseja – caso esteja começando uma)?

Bom, eu não sei você, mas 60% de aumento de chances para o meu negócio dar certo, faz uma enorme diferença! Se eu tenho que colocar meu tempo, dinheiro, trabalho, expectativas e sonhos em alguma coisa, prefiro ter o máximo de possibilidades possíveis, de que isso vai funcionar.

Então, porquê nossas empresas planejam tão pouco?

Em primeiro lugar: quero desmistificar o velho argumento que planejar é difícil. Não! Planejar é trabalhoso e requer ao menos, um pouco de disciplina, e isso não é necessariamente “difícil”. Vai dar trabalho? Claro que sim, mas vai te economizar muito tempo (e dinheiro) em várias situações e momentos críticos (e eles vão acontecer);

Em segundo lugar: existem os que dizem que planejar não decide nada. Ok, é nem é para decidir mesmo, o objetivo do planejamento é dar direcionamento e balizar suas decisões, seja com os cenários atuais,  seja com as implicações das suas decisões. Quanto mais alternativas e possibilidades sua empresa tiver planejado, mais rápido e fácil será tomar uma decisão, e sabemos que boas e ágeis decisões, são fundamentais para qualquer organização.

Em terceiro lugar: existe o eterno argumento de que falta tempo. Com esse argumento imediatamente entra em campo o “empresário bombeiro”, que vai apagar incêndios o dia todo e não vai ter tempo algum para ver para onde seu negócio está indo (e muitas vezes o abismo é ali pertinho). Fico pensando quanto tempo, as empresas, seus gestores e colaboradores perdem para corrigir inúmeros problemas (sem contar no dinheiro perdido), que poderiam ter sido previamente detectados.

Em quarto lugar: existe a dúvida sobre qual o tipo ou modelo de planejamento estratégico que deve ser utilizado. Seria até um argumento válido, se essa dúvida invariavelmente não desembocasse em não seguir nenhum.  Acredito que o modelo é absolutamente irrelevante.  O importante é começar a fazer, criar o hábito – pois também acredito que o ótimo é inimigo do bom – e que com a prática,  vá sendo criado um condicionamento para que o planejamento possa, não só ser feito, mas depurado ao longo do tempo,  ficando mais completo, eficiente e assertivo.

Por último: há o problema do entendimento do planejamento pelos funcionários. No contexto empresarial e social de hoje, não há espaço para que seus colaboradores não saibam qual é de verdade o seu negócio (aliás, você consegue responder rapidamente qual é o seu negócio?). Cada vez que as pessoas puderem participar mais da estratégia da empresa, mais elas entenderão os “porquês” das ações tomadas, passarão a se sentir mais envolvidas no dia-a-dia da empresa, terão um motivo a mais para melhorar sua produtividade, e principalmente: poderão colaborar para que os objetivos determinados no planejamento sejam alcançados.

Planejar é tornar o seu caminho e do seu negócio, muito mais simples e menos acidentado (e muito menos oneroso – com certeza).

Apesar de ter diminuído nos últimos anos, a taxa de mortalidade das nossas empresas com até 5 anos de vida, ainda está na casa de 60% (dados Sebrae de 2010) - ou seja, de cada 10 que começam, 6 vão ficar pelo caminho. Como contraponto, empresas que passaram por alguma incubadora, tem uma taxa de mortalidade de 20% (dados Anprotec 2010). Eu sei que muitos fatores influenciam para que haja esse abismo entre as taxas – mas uma coisa é fato: qualquer empresa que pleiteia entrar em uma incubadora tem que apresentar um “plano de negócios”, e caso aprovado, esse plano tem que ser atualizado e acompanhado enquanto ela estiver no ambiente da incubadora, ou seja, elas aprendem a planejar!


E já que nesse artigo, eu comecei com citações vou terminar com outra de Alvin Toffler, que acho excelente: "Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém."




Fonte de Pesquisa e Créditos:


O que você achou desta Postagem?
Deixe a sua avaliação e o seu comentário!
A sua opinião é muito importante para a melhoria deste Blog!

Aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário