Contatos:

Email: cabraleo@gmail.com



terça-feira, 24 de maio de 2011

Vinho: Uma paixão!


(foto meramente ilustrativa)


"Vinho é uma bebida obtida por fermentação total ou parcial da uva fresca, ou do sumo da uva fresca (mosto).

A palavra vinho também pode ser aplicada a bebidas feitas de outras frutas, vegetais, ervas e até flores, mas usada sozinha aplica-se apenas ao produto que tem a uva como matéria-prima.
Pela importância que adquiriu em muitas regiões do mundo, o vinho tornou-se objeto de uma ciência específica, a enologia, dedicada ao estudo de composição, qualidade, características e processos para sua elaboração."


(foto meramente ilustrativa)


"A área dedicada ao cultivo da videira aumentou de forma notável na segunda metade do século 20, sobretudo em certas áreas do hemisfério sul.

É provável que o vinho tenha surgido no sul da Ásia, de onde se estendeu à Europa e ao Extremo Oriente. O cultivo da videira foi abandonado no Japão, na China e em boa parte dos países muçulmanos por motivos religiosos e sociais, mas floresceu na Grécia e em Roma. Os romanos difundiram a videira por seu império, em especial na Hispânia e na Gália, onde pela primeira vez se utilizou o tonel para armazenar e conservar o vinho. Mais tarde, como efeito da expansão colonial européia, a cultura da vinha chegou a longínquas regiões, onde quer que a favorecessem a natureza do solo e as condições climáticas."




(foto meramente ilustrativa)


Bem... Diante de tantos fatos e histórias sobre a origem do vinho - está bebida dos deuses - fico eu até encabulado em tecer qualquer comentário semelhante.


(foto meramente ilustrativa)

2 comentários:

  1. Léo,
    Estou adorando o seu blog. Eu também sou apaixonada por vinhos, mas ainda estou longe de ser uma enóloga.
    Continue escrevendo e compartilhando sua nota com as novas garrafas abertas.
    Beijos,
    Sofia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado... Hoje postarei mais vinhos do meu .

    ResponderExcluir