Contatos:

Email: cabraleo@gmail.com



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vinho: Benefícios, além do prazer!

 



Benefícios do vinho para a saúde...


O vinho tinto tem propriedades cientificamente comprovadas que beneficiam a saúde por promover a desaceleração da deterioração celular do organismo, além de desempenhar um importante papel na proteção das funções cardiovasculares.


É devido à presença abundante da substância ativa resveratrol, que o vinho especialmente do tipo tinto, desempenha sua função antioxidante, tornado esta requintada e saborosa bebida num poderoso alimento funcional.


O vinho tinto, possui cerca de 20-50 vezes mais resveratrol do que o vinho branco, especialmente porque durante a produção, na fermentação, são incluídas as cascas.


Os benefícios à saúde provindos do vinho sem o risco potencial presente no ácool podem ser encontrados no vinho sem álcool. O suco de uva não tem uma cocentração relevante da substância ativa. Basta 250 ml  de vinho tinto por dia para obter o benefício das suas propriedades protetoras da saúde.





Os investigadores continuam estudando à ação antioxidante de substâncias presentes nas uvas pretas, obtendo resultados surpreendentes. Abaixo algumas das últimas descobertas científicas, que estão auxiliando no tratamento e prevenção das doenças humanas:


ENVELHECIMENTO CARDÍACO - 
O resveratrol, uma enzima natural do vinho tinto, prolonga a vida do coração, imitando os efeitos das dietas de restrição calórica.


ALZHEIMER - 
Fortes antioxidantes, os polifenóis presentes nas cascas e sementes das uvas pretas serão os responsáveis por evitar o envelhecimento das células cerebrais.


CANCRO DA PRÓSTATA -
Os homens que bebem quatro ou mais copos de vinho por semana reduzem em 50% o risco de sofrer deste tipo de tumor. Isso parece dever-se, uma vez mais, ao resveratrol.


MAU COLESTEROL -
Os polifenóis ajudam também a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias, reduzindo o colesterol mau (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL).


PEDRAS NOS RINS -
Em 1998 uma equipe de Harvard (EUA), dirigida por Gary Curham, demonstrou a relação entre o consumo de um copo de vinho tinto por dia e a redução de 59% do risco de formação de cálculos renais.


ARTRITE REUMATÓIDE -
Investigadores suecos concluíram que tomar cinco copos de vinho tinto por semana reduz para a metade o risco de desenvolver esta doença.

Veja mais sobre este assunto:



Para você imprimir e guardar:




Fontes de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário