Contatos:

Email: cabraleo@gmail.com



segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Vinhos: Qual a diferença entre vinho Reserva e Reservado? Saiba agora...


RESERVA x RESERVADO



"Provavelmente, você já se perguntou ou conhece alguém que tenha dúvida sobre a diferença entre vinho reserva e reservado. Esses termos, comumente utilizados no mundo do vinho, costumam confundir a cabeça de muitos. Para entendermos direito essa questão, precisamos saber primeiro o que é um vinho reserva, para depois podermos classificar o que é o reservado.

Para cada país existe umalegislação, no caso daEspanha, por exemplo, o termo reserva se refere a vinhos que têm como regra amadurecer 36 meses, sendo pelo menos 12 deles em barricas e os outros 24 na garrafa, antes de serem comercializados.

Na Itália existe o termo riserva que também é controlado por uma legislação, onde, como regra, o vinho tem de amadurecer por pelo menos três anos antes de ser comercializado.

Nos países sul-americanos, como Chile e Argentina, não existe uma legislação que regulamente esses termos. Portanto, são bem mais flexíveis, diferente dos produtores na Europa.

Mas é certo de que nesses países, o termo Reservado é destinado aos vinhos de entrada das vinícolas, pois refere-se a vinhos frutados, sem passagem por madeira, sem complexidade e, normalmente, produzidos em grande escala e que já estão prontos para o consumo. São exemplares em que toda a safra terão o mesmo padrão, ou seja, mantém sempre equilíbrio.

Já o termo Reserva, no Chile e na Argentina, refere-se a um vinho que foi produzido com maiores cuidados, desde a seleção das uvas ao processo de vinificação. Grande parte dos exemplares que trazem essa classificação passam por barricas de carvalho, mas isto não é uma regra. Portanto, podemos ter produtos que passaram ou não por barricas, mas de qualquer forma, indica qualidade superior aos vinhos Reservados.

Para ficar mais claro, um exemplo: Seguindo uma ordem de classificação de qualidade nesses países, podemos dizer que se inicia pelo vinho de entrada que, para a maioria dos produtores, começa pelo Reservado, depois vem o Varietal, o Reserva, Reserva Especial, Gran Reserva, Edição Limitada, dentre outros."



Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário