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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Obras: Litoral Norte de Pernambuco.



NOTÍCIA: Duas construtoras estudam investimento para novo acesso ao Litoral Norte de Pernambuco.


POSTADO por peinvestimento ÀS 9:49 EM 04/01/2012
Do JC Online
As construtoras Andrade Gutierrez e Galvão Engenharia formarão um consórcio para estudar o novo acesso ao Litoral Norte, batizado de Eixo de Ligação Viário Norte e atualmente estimado em R$ 600 milhões. De uma forma geral, trata-se de um projeto viário para ligar Maria Farinha a Itamaracá, com requalificações, duplicações, novas vias e pontes, criando uma alternativa ao afunilado trecho da BR-101 entre Abreu e Lima e Cruz de Rebouças. O novo caminho servirá tanto para se chegar a Itamaracá quanto para ligar o Litoral Norte à Região Metropolitana do Recife.

A rota exata ainda está em fase preliminar. Mas o objetivo do governo é que o caminho alternativo, via Maria Farinha, saia mesmo do papel. A existência do projeto foi revelada nesta terça-feira (3), pelo JC.

O chamado Eixo Viário Norte é uma parceria público-privada (PPP) que, de forma geral, funcionaria de modo semelhante à PPP do Paiva, o acesso à Praia do Paiva, entre Jaboatão dos Guararapes e o Cabo de Santo Agostinho. Lá, uma concessionária mantém e opera o sistema viário, cobrando pedágio aos motoristas.

A Galvão Engenharia foi a primeira a receber autorização do governo para tocar os estudos, estimados em R$ 10,7 milhões. Mas a Andrade fez solicitação de igual teor logo em seguida e também recebeu autorização formal, na semana passada, para conduzir análises semelhantes, a um custo estimado de R$ 5,9 milhões.

As duas construtoras já vinham, porém, mantendo conversações sobre um consórcio. Nesta terça (3), o diretor comercial da Andrade Gutierrez, Gabriel Clemente, explicou que na prática as duas construtoras já tomaram a decisão de se unir no projeto. Falta apenas formalizar a parceria. O governo estadual já está a par da situação e deverá aprovar o consórcio na próxima reunião do Conselho Gestor do Programa Estadual de PPPs (CGPE), que vai ocorrer ainda este mês.

A data ainda não está fechada, mas se espera que seja no próximo dia 20. Clemente informa que ainda não há um traçado final do Eixo Viário Norte, até porque cada construtora tinha seu próprio conceito inicial do projeto. “Dependendo do traçado, pode ter três, dois ou quatro pontes, de Maria Farinha a Itamaracá”, comenta o executivo. Ele diz que prefere se pronunciar sobre a proposta de sistema viário apenas quando os estudos estiverem em um estágio mais consolidado.

A proposta original apresentada pela Galvão Engenharia mostrava um possível traçado duplicado da PE-001 desde a Ponte do Janga até Maria Farinha. Mas a Andrade, por exemplo, estudava a possibilidade de usar como ponto de captação para o sistema viário a PE-022, também em Paulista.

A previsão é de que os resultados dos estudos sejam apresentados ao governo estadual em abril. Se o Estado considerar o projeto viável, vai realizar uma consulta pública e depois licitar o contrato, que envolve a construção, operação e manutenção do sistema, em um prazo de até 30 anos.







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