Contatos:

Email: cabraleo@gmail.com



segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Receita: Sardinhas Portuguesas a Isabela!



Detalhes:

Porção serve: 2 Pessoas
Tempo de preparo: 45 minutos a 1 hora
Nome do Prato: "Sardinhas Portuguesas, com batatas ao murro e legumes assados".
Criação: Leonardo Cabral
Harmoniza com: Vinho Branco Seco Chardonnay ou Vinho Verde

Ingredientes:

8 Sardinhas Grandes (inteiras)
1 Cebola Pequena (cortada a juliette)
1/2 Pimentão Verde (em rodelas)
4 Batatas Inglesas Grandes (inteiras)
8 Brócolis Grandes (inteiros)
2 Limões Verdes Grandes
Queijo Parmesão (ralado)
Saldo grosso (triturado)
Azeite Extra Virgem (0,5%)
Molho Shoyo
Orégano e Alecrim (desidratados)



Preparo:

Retirar todas as escamas das sardinhas com a faca, lavar bem e reservar em recipiente aberto para temperar. Não retirar o rabo e a cabeça do peixe, muito menos as vísceras (faremos a receita a *Moda Portuguesa).

Cortar 1 limão e despejar o sumo em cima dos peixes. Aguardar 15 min (marinar).

Passado o tempo, "pouvilhar" com o sal grosso (triturado) em cima dos peixes de cada lado. Colocar pitadas de orégano e alecrim. Aguardar 15 minutos.

Cortar o pimentão em rodelas (sem semente), a cebola ao corte juliette (de forma que a cebola fique em meia lua), lavar bem as batatas (não retirar a casca) e lavar os brócolis. 

Colocar as batatas e os brócolis para cozinhar em fogo baixo. A batata devera ficar ao ponto de garfo (não deixar cozinhar demais) e os brócolis devem estar cozidos, mais tenros. Separar a batata e o brócolis já cozidos para a próxima etapa.

Em grill elétrico ou churrasqueira, colocar as sardinhas para assar. (se for usar "forno elétrico" deve-se untar a mesma com Azeite, caso seja na "churrasqueira ou similar" não será preciso). Quando as sardinhas estiverem com os 2 lados bem assados, retirar e colocar metade dos peixes em cada prato (já preparando para servir).

Assar o pimentão, o brócolis e a cebola (ao dente). Untar com azeite ou apenas assar na churrasqueira. 

Colocar as batatas cozidas e amassar com o punho bem no meio (batatas ao murro), em cima colocar queijo parmesão e molho shoyo. Arrumar no prato o pimentão, brócolis e cebolas assados e servir com 1/2 banda de limão (em cada prato).

Bom apetite!

Vinhos: Qual a diferença entre vinho Reserva e Reservado? Saiba agora...


RESERVA x RESERVADO



"Provavelmente, você já se perguntou ou conhece alguém que tenha dúvida sobre a diferença entre vinho reserva e reservado. Esses termos, comumente utilizados no mundo do vinho, costumam confundir a cabeça de muitos. Para entendermos direito essa questão, precisamos saber primeiro o que é um vinho reserva, para depois podermos classificar o que é o reservado.

Para cada país existe umalegislação, no caso daEspanha, por exemplo, o termo reserva se refere a vinhos que têm como regra amadurecer 36 meses, sendo pelo menos 12 deles em barricas e os outros 24 na garrafa, antes de serem comercializados.

Na Itália existe o termo riserva que também é controlado por uma legislação, onde, como regra, o vinho tem de amadurecer por pelo menos três anos antes de ser comercializado.

Nos países sul-americanos, como Chile e Argentina, não existe uma legislação que regulamente esses termos. Portanto, são bem mais flexíveis, diferente dos produtores na Europa.

Mas é certo de que nesses países, o termo Reservado é destinado aos vinhos de entrada das vinícolas, pois refere-se a vinhos frutados, sem passagem por madeira, sem complexidade e, normalmente, produzidos em grande escala e que já estão prontos para o consumo. São exemplares em que toda a safra terão o mesmo padrão, ou seja, mantém sempre equilíbrio.

Já o termo Reserva, no Chile e na Argentina, refere-se a um vinho que foi produzido com maiores cuidados, desde a seleção das uvas ao processo de vinificação. Grande parte dos exemplares que trazem essa classificação passam por barricas de carvalho, mas isto não é uma regra. Portanto, podemos ter produtos que passaram ou não por barricas, mas de qualquer forma, indica qualidade superior aos vinhos Reservados.

Para ficar mais claro, um exemplo: Seguindo uma ordem de classificação de qualidade nesses países, podemos dizer que se inicia pelo vinho de entrada que, para a maioria dos produtores, começa pelo Reservado, depois vem o Varietal, o Reserva, Reserva Especial, Gran Reserva, Edição Limitada, dentre outros."



Fonte de pesquisa: